skip to main content

Blog

>
2021.8.19 Vítor Ribeiro, CFA

Diversificação: da carteira tradicional para a carteira modificada

A diversificação da carteira de investimento não é só colocar dinheiro em mais do que uma aplicação financeira. Vamos responder a duas questões: que mecanismos existem para ultrapassar erros e vieses e como devemos construir a carteira de investimento.

Mais
>
2021.8.16 Vítor Ribeiro, CFA

O grande debate sobre Inflação

Entenda por que razão os preços sobem e quais são as causas da inflação. A inflação é definida como a subida generalizada dos preços e não apenas a subida de determinado produto ou serviço. Ou seja, podemos ter um grande aumento no preço de um artigo específico e não termos inflação.

Mais
>
2021.8.10 Vítor Ribeiro, CFA

Investimento: principais erros de um Investidor

Porque tomámos tantas decisões erradas em relação ao investimento? Para sermos melhores investidores temos de ter consciência dos erros e vieses que evidenciamos ao longo do processo de investimento. Não podemos dissociar o nosso comportamento na evolução da carteira de investimento.

Mais
>
2021.8.1 Vítor Ribeiro, CFA

A formulação de expectativas para a carteira de investimento

A definição da estratégia para a carteira de investimento é o resultado da política de investimento e da formulação das expectativas para o mercado de capitais. Trata-se de um processo iterativo que culmina na otimização da carteira, na seleção dos ativos e na execução da estratégia.

Mais
>
2021.7.27 Vítor Ribeiro, CFA

As classes de ativos na formulação de expectativas

Neste artigo, abordamos algumas referências à análise à alocação estratégica de ativos em termos geográficos, regiões e blocos económicos, sectoriais e industriais e a fatores e tendências em cada classe de ativo. Importa fazer um enquadramento destas diferentes abordagens.

Mais
>
2021.7.19 Vítor Ribeiro, CFA

Expectativas para os Mercados Financeiros

No artigo sobre economia e mercados financeiros analisamos a correlação e causalidade e de como ambos influenciam as expectativas de retorno e risco associadas à carteira de investimento. Definir o conjunto de dados e indicadores a analisar é uma tarefa essencial para a construção de uma carteira de investimento adequada aos objetivos e preferências de cada investidor.

Mais

+351 939873441 (Vítor Mário Ribeiro, CFA)

+351 938438594 (Luís Silva)

future@futureproof.pt

A Future Proof é um agente vinculado do Banco Invest, S.A. registado na CMVM.

Menu