skip to main content

Investimento Sustentável

O Investimento Sustentável é uma filosofia de investimento que inclui critérios ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG Environment, Social & Governance) no processo de tomada de decisão com o objetivo de atingir os objetivos de longo prazo do investidor e um impacto social positivo. Estes fatores ESG são um conjunto de critérios que podem ser usados para classificar empresas e investimentos juntamente com as métricas de performance tradicionais.
Os investidores estão cada vez mais determinados a incluir estas práticas na sua política de investimento e em saber como podem fazê-lo de forma eficiente.

Por isso, a Future Proof desenvolveu um processo de investimento que inclui tópicos relacionados com o ESG, clima, tendências disruptivas, investimento responsável e sustentável e com impacto positivo na sociedade.

Uma investigação da MSCI identificou as três principais motivações para os investidores usarem o investimento ESG: 

  • Integração de critérios ESG: Os investidores acreditam que a integração de critérios ESG na tomada de decisão pode melhorar os resultados de longo prazo da sua carteira, aumentando a probabilidade de atingimento dos objetivos definidos;
  • Inclusão de valores pessoais: A personalização da carteira de investimento é uma tendência marcante na construção de um plano financeiro. Por isso, os fatores ESG são considerados como uma ferramenta essencial para alinhar a tomada de decisão com os valores pessoais de cada investidor;
  • Impacto positivo: Também conhecido como impact investing, esta prática demonstra a vontade dos investidores em marcar a diferença com os seus investimentos financeiros. O objetivo é aliar os ganhos financeiros aos ganhos ambientais e ao desenvolvimento social.

 

 

Estas motivações vão de encontro às principais abordagens de investimento baseadas em valores. Apesar de relacionadas existem algumas diferenças importantes:

  • SRI – Investimento socialmente responsável: Significa escolher investimentos que excluem negócios e empresas que entram em conflito com os valores do investidor. As exclusões SRI mais comuns são as empresas de energia não renovável, armamento, tabaco, jogo ou álcool.
  • ESG Investing: Abordagem focada em empresas que fazem um esforço ativo para limitar o seu impacto social negativo ou entregar benefícios para a sociedade. As boas práticas incluem comportamentos ao nível ambiental, social e de governação das próprias empresas.
  • Impact investing: Investimento com impacto caracteriza-se por uma relação direta entre as prioridades baseadas em valores e o uso do capital dos investidores, com o objetivo de gerar e quantificar um impacto social positivo. O investimento no desenvolvimento económico em comunidades e sociedades com baixos rendimentos ou a redução da pegada de carbono são alguns exemplos.

ESG Investing ou Investimento sustentável

OBJETIVOS SUSTENTÁVEIS

A grande variedade de preocupações humanitárias, éticas, anticorrupção, ambientais e sociais que muitos investidores revelam e defendem vai naturalmente repercutir-se na forma de investir.

Será necessário alinhar os seus valores ao mesmo tempo que se cumprem os objetivos de investimento de longo prazo.

 

Fale connosco


+351 939873441 (Vítor Mário Ribeiro, CFA)

+351 938438594 (Luís Silva)

future@futureproof.pt

A Future Proof é um agente vinculado do Banco Invest, S.A. registado na CMVM.

Menu