skip to main content

Blog

>
2021.8.1 Vítor Ribeiro, CFA

A formulação de expectativas para a carteira de investimento

A definição da estratégia para a carteira de investimento é o resultado da política de investimento e da formulação das expectativas para o mercado de capitais. Trata-se de um processo iterativo que culmina na otimização da carteira, na seleção dos ativos e na execução da estratégia.

Mais
>
2021.7.27 Vítor Ribeiro, CFA

As classes de ativos na formulação de expectativas

Neste artigo, abordamos algumas referências à análise à alocação estratégica de ativos em termos geográficos, regiões e blocos económicos, sectoriais e industriais e a fatores e tendências em cada classe de ativo. Importa fazer um enquadramento destas diferentes abordagens.

Mais
>
2021.7.19 Vítor Ribeiro, CFA

Expectativas para os Mercados Financeiros

No artigo sobre economia e mercados financeiros analisamos a correlação e causalidade e de como ambos influenciam as expectativas de retorno e risco associadas à carteira de investimento. Definir o conjunto de dados e indicadores a analisar é uma tarefa essencial para a construção de uma carteira de investimento adequada aos objetivos e preferências de cada investidor.

Mais
>
2021.7.8 Vítor Ribeiro, CFA

A Economia e os Mercados Financeiros

Abordamos hoje a formulação de expectativas e a relação entre economia e mercados financeiros. Embora ambos estejam ligados a dinheiro, economia e mercados financeiros são dois campos distintos. A lei fundamental do investimento é a incerteza em relação ao futuro. Uma espécie de “só sei que nada sei”.

Mais
>
2021.6.29 Vítor Ribeiro, CFA

Papel do advisor: de que forma o advisor pode ajudar o investidor

O financial advisor tem como propósito ajudar o investidor a desenvolver o plano financeiro personalizado e a tomar as melhores decisões de investimento para atingir os seus objetivos.

Mais
>
2021.6.21 Vítor Ribeiro, CFA

Dicas para ser rigoroso na Poupança

Sabemos o quão é difícil fazer uma poupança. Há muitos incentivos ao consumo e o rendimento disponível nunca é suficiente para a nossa vida normal. Mas há formas de mudar este sentimento. Exemplos, motivações e regras que nos podem ajudar a definir metas e estabelecer o hábito de poupar.

Mais

+351 939873441 (Vítor Mário Ribeiro, CFA)

+351 938438594 (Luís Silva)

future@futureproof.pt

A Future Proof é um agente vinculado do Banco Invest, S.A. registado na CMVM.

Menu