Blog
O custo emocional de investir
Aquilo que chamo “Custo emocional de investimento” é a emoção que advém do desconhecimento sobre o futuro, o risco. O risco é o que o mercado recompensa. Se não houvesse risco não haveria um retorno associado ao investimento no mercado de capitais.
Finanças comportamentais 101 - Percepção de risco
Considere esta aposta: caras ganha 25 euros, coroa perde 20 euros. Aceitaria? E se estivesse a ganhar 100 euros no decorrer das apostas? Desistiria, “fechando” assim os ganhos? Continuaria porque está numa “maré de sorte”? E se estivesse a perder esses 100 euros? Alteraria a sua visão sobre uma nova aposta?
Growth Trap – a economia invisível
Abordamos o tema dos ativos intangíveis e de como estes estão a dominar a nova economia em contraponto com a economia das empresas tradicionais, mais pesadas, com um balanço repleto de ativos físicos.
O Turismo está mal e ainda vai ficar pior…Antes de melhorar!
Este poderá ser o mote para uma atividade económica em ebulição.
Num artigo de agosto no Financial Times, Rana Foroohar escrevia que o colapso do Turismo poderia desencadear a próxima fase da crise económica.
O mercado de capitais em Portugal
O mercado de capitais em Portugal passa por uma crise. Mas são várias as razões para ambicionarmos um mercado de capitais robusto. O impacto positivo será tanto maior quanto melhor for o conhecimento financeiro dos diversos participantes de mercado.
Finanças comportamentais 101 - Excesso de confiança
Uma boa parte das pessoas são excessivamente confiantes. Essa confiança leva as pessoas a sobre estimar o seu conhecimento e a sua capacidade de controlar os resultados de investimentos assim como a subestimar os riscos. O problema é quando esse excesso de confiança enviesa as nossas decisões.
+351 939873441 (Vítor Mário Ribeiro, CFA)
- Chamada para rede móvel nacional
+351 938438594 (Luís Silva)
- Chamada para rede móvel nacional
A Future Proof é um agente vinculado do Banco Invest, S.A. registado na CMVM.