skip to main content

As coberturas do Seguro de Vida

2022.4.29 Vítor Ribeiro, CFA

O seguro de vida é dos seguros mais relevantes que uma pessoa pode ter. Isto porque a imprevisibilidade dos acontecimentos faz com que o risco faça parte das nossas vidas. Estes produtos são instrumentos de proteção financeira quer para o beneficiário como para a sua família.

Em artigos anteriores, já expusemos o que é um Seguro de Vida e de que forma se processa a sua contratação. Mas afinal, o que cobre ao certo o seguro de vida?

 

A cobertura diz respeito ao que está garantido através do seguro. Além do risco de morte, o seguro pode também cobrir acidentes e doenças que resultem em situações de invalidez. A cobertura por invalidez pode ser, por isso, muito importante na seleção do melhor e mais adequado seguro de vida à sua situação específica. Já vimos os seguros de vida proteção, seguros de vida associados ao crédito habitação e também os seguros de vida que cobrem o risco de morte e o risco de sobrevivência.

Outra importante tipologia de seguro de vida é a relacionada com a cobertura de invalidez: Invalidez Total e Permanente (ITP) e Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD)

  • Invalidez Total e Permanente (ITP): o seguro paga o valor acordado se, por causa de um acidente ou de uma doença, resultar a incapacidade da pessoa segura para exercer a sua profissão. Isto quando o grau de invalidez seja igual ou superior ao indicado no seguro. Esta incapacidade tem de ser declarada por médico reconhecido.

Esta opção é mais abrangente do que a opção de Invalidez Absoluta e Definitiva.

  • Invalidez Absoluta e Definitiva (IAD): neste caso, o seguro paga o valor contratado se, devido a acidente ou doença, a pessoa segura ficar totalmente incapacitado(a) de exercer uma profissão remunerada, ficando também dependente de assistência de outras pessoas para satisfazer as necessidades mais básicas (por exemplo, vestir, tomar banho e comer).

Esta opção cobre apenas situações de muita gravidade.

 

No próximo artigo, vamos falar sobre como escolher um Seguro de Vida.

Previna-se contra o que não pode controlar e não ponha em causa o valor do património e a segurança de todos. Proteja a sua família - faça um Seguro de Vida!

Simule agora

Vítor Ribeiro, CFA
Vítor Ribeiro, CFA

Vítor é um CFA® Charterholder, empreendedor, melómano e com um sonho de construir um verdadeiro ecossistema de investimento e planeamento financeiro ao serviço das famílias e organizações.

Ver todos os artigos

+351 939873441 (Vítor Mário Ribeiro, CFA)
- Chamada para rede móvel nacional

+351 938438594 (Luís Silva)
- Chamada para rede móvel nacional

future@futureproof.pt

A Future Proof é um agente vinculado do Banco Invest, S.A. registado na CMVM.

Menu