skip to main content

Planear, planear e planear!

2020.2.1 Vítor Ribeiro, CFA

Na Future Proof acreditamos que qualquer processo de investimento deve ter nos seus fundamentos uma análise profunda e holística das preferências, responsabilidades e objetivos dos investidores.

Planear é a base da nossa abordagem para ajudar um individuo, uma família ou uma organização a atingir o bem-estar financeiro.

Como processo juntamos todas as peças do puzzle financeiro, incluindo gastos e rendimentos atuais e futuros, o valor do capital humano, os objetivos de reforma, as necessidades de educação, saúde, seguros, impostos, as possíveis heranças, os investimentos em negócios, imóveis e arte e outros eventos ou despesas mais ou menos esperadas.

Um bom planeamento financeiro significa entender as implicações de cada tomada de decisão. Significa perceber que não é um processo aleatório, massificado e baseado apenas em medidas estatísticas.

Antes de investir há todo um trabalho prévio de conhecimento e personalização que culmina no Plano Financeiro - um documento que designamos de Declaração de Política de Investimento.

 

A declaração de política de investimento é o documento que vai guiar todo o processo de consultoria e a relação entre nós, o investidor e os intermediários financeiros.

Vítor Ribeiro

 

Num mundo cada vez mais complexo e aleatório dispomos de cada vez mais opções de investimento e poupança nem sempre óbvias e quase nunca adequadas.

Para que o plano fique robusto e adequado juntamos a experiência e o conhecimento dos nossos parceiros e uma visão fundamentada das expectativas de longo prazo para a economia e para os mercados financeiros.

Assim desenvolvemos uma estratégia personalizada e completa para a tomada de decisão ao longo do horizonte temporal definido.

Por isso consideramos o nosso trabalho tão importante e tão apaixonante. O planeamento financeiro é direcionado a quem:

  •     . Quer planear mas não sabe como começar;
  •     . Não tem tempo nem vontade para desenvolver o seu próprio plano financeiro;
  •     . Quer uma opinião profissional sobre o plano desenvolvido ou a desenvolver;
  •     . Não tem conhecimento e experiência suficientes em certas áreas como investimento financeiro, impostos, seguros ou risco;
  •     . Tem uma decisão a tomar fruto de necessidade imediata ou evento inesperado.

 

Situações especiais

O planeamento financeiro é importante em qualquer situação mesmo em casos muito concretos que se podem revelar mais ou menos esperados.

Algumas destas situações são:

  • Casamento
  • Divórcio
  • Educação própria ou dos filhos
  • Compra de casa própria ou uma casa de férias
  • Investimento num negócio
  • Saúde
  • Outras como por exemplo obras ou compra de carro.

O plano financeiro é importante em qualquer altura, mais ainda em momentos de incerteza e de grandes choques culturais, sociais e económicos.

Ter um plano é ter uma certeza e saber o que decidir quando ninguém decide ou quer decidir. É olhar para o futuro e não para o passado. É planear para não falhar!    

Vítor Ribeiro, CFA
Vítor Ribeiro, CFA

Vítor é um CFA® Charterholder, empreendedor, melómano e com um sonho de construir um verdadeiro ecossistema de investimento e planeamento financeiro ao serviço das famílias e organizações.

Ver todos os artigos

+351 939873441 (Vítor Mário Ribeiro, CFA)
- Chamada para rede móvel nacional

+351 938438594 (Luís Silva)
- Chamada para rede móvel nacional

future@futureproof.pt

A Future Proof é um agente vinculado do Banco Invest, S.A. registado na CMVM.

Menu