skip to main content

ESG - Investimento responsável e sustentável

2020.6.11 Vítor Ribeiro, CFA

O investimento sustentável e responsável, com a sigla ESG (Environmental, Social, Governance), é uma das realidades a ter em conta pelos investidores na tomada de decisão.

Numa entrevista recente à Funds People, Marcos Soares Ribeiro, Presidente da CFA Society Portugal, questionou mesmo: Não deveriam todos os investimentos ser responsáveis?

Mas, numa análise da FactSet, que procurou nas earnings calls mais recentes (Q1) de empresas do S&P500 se o termo ESG foi ou não referido, concluiu que a citação deste termo caiu 51% quando comparado com as conference calls do trimestre anterior (Q4).

 

 

A importância do tema pandemia sobressaiu mas a tendência de crescimento dos fatores ESG terá tido apenas menor visibilidade e será interessante analisar as iniciativas e objetivos em relação ao investimento sustentável e responsável no futuro.

Aliás, a evolução recente dos mercados acionistas com a enorme disparidade no retorno entre os vários setores e indústrias, pode acelerar a nova economia, mais sustentável, mais responsável.

O perfil ESG replica a tendência para investir de forma saudável e ética, deixando de fora temas e setores como energia não renovável, armamento, tabaco, jogo e alcool, bem como empresas e setores que falham no cumprimento dos direitos humanos e anti-corrupção.

Neste sentido, têm surgido várias abordagens de investimento com base no perfil ESG. Uma das mais recentes novidades vem da Vanguard que lançou 2 fundos-índice de ações ESG, baseados em mercados desenvolvidos e mercados emergentes. 

A grande variedade de preocupações humanitárias, éticas, ambientais e sociais, que muitos investidores revelam e defendem vai naturalmente repercurtir-se na forma de investir. Será necessário alinhar os seus valores ao mesmo tempo que se cumprem os objetivos de investimento.

O papel dos mercados financeiros na sociedade, enquanto mecanismo de antecipação e de gestão de recursos, também passa por aqui: por alocar o capital de forma mais alinhada com os objetivos e interesses dos investidores e com o perfil ESG. 

Vítor Ribeiro, CFA
Vítor Ribeiro, CFA

Vítor é um CFA® Charterholder, empreendedor, melómano e com um sonho de construir um verdadeiro ecossistema de investimento e planeamento financeiro ao serviço das famílias e organizações.

Ver todos os artigos

+351 939873441 (Vítor Mário Ribeiro, CFA)
- Chamada para rede móvel nacional

+351 938438594 (Luís Silva)
- Chamada para rede móvel nacional

future@futureproof.pt

A Future Proof é um agente vinculado do Banco Invest, S.A. registado na CMVM.

Menu